quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VISITA ESTUPENDA!



Os alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual João Batista foram hoje até o Campus da Unemat de Tangará da Serra para uma visitação que durou cerca de 4 horas. Recepcionados cordialmente por Lucimeire Batista, Vandrea Amaral e Gisela Nicoletti os alunos foram direcionados até a Biblioteca Professor José Américo Andrade. Um dos atendentes falou do acervo e a forma como é utilizado o material naquele espaço de pesquisas e leituras.
Em seguida a Professora Flavia Kraus recepcionou os alunos no CELTS (Centro de Linguagens) ao qual enfatizou a importância das línguas estrangeiras na vida do sujeito e as maneiras diferentes de construir verdades em função das línguas.
No Laboratório de Processos de Cuidar, os alunos receberam explicações de higiene ambulatorial e procedimentos de cuidados com pacientes, enfatizando formas de prevenção de infecções hospitalares. Os alunos de enfermagem salientaram a importância da escolha da área de atuação desse profissional em que o foco está no ser humano.
No Laboratório de Zoologia o professor da área falou das pesquisas teóricas e práticas em que o acadêmico trabalha os grupos de animais. A exposição de animais preservados em álcool chamou atenção dos visitantes, uma cobra viva foi atração principal do laboratório.
O engenheiro responsável pelo Laboratório de Desenho Técnico e Topografia e Construções Rurais apresentou aos alunos as maquetes de celeiros e estábulos bem como a maneira que os mesmos são executados.
A identificação de plantas de várias regiões é feita no Laboratório de Botânica do Campus. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das coleções de floras que se fundamentam na troca de variedades existentes na região sob a explicação de como acontece tal procedimento.
A ciência que estuda os insetos é a Entomologia. Tudo que está relacionado ao inseto, tanto na sua importância quanto não, foi descrita pelo atendente responsável do Laboratório. As espécies ambientais em mostruários foram expostas com as devidas explicações acerca das descobertas de preservação do meio ambiente.
O Laboratório de Melhoramentos de Plantas e Sementes visa genética e o melhoramento das plantas e sementes frutíferas. As práticas dessa área são realizadas no campo, porém é no laboratório que se realizam estudos teóricos, inclusive o melhoramento genético do maracujazeiro em Mato Grosso. Foi eleito o melhor curso de agronomia mato-grossense, o de Tangará da Serra.
No Laboratório de Fitopatologia, um dos professores responsáveis apresentou doenças de plantas bem como as práticas para análises de curas para as mesmas. Após a identificação das doenças, formas de controle e cura são estudadas minuciosamente. Os alunos conheceram os equipamentos de esterilização ambiental do laboratório.
Em seguida a visitação ao Cento de Pesquisas Laboratoriais, os alunos da Escola João Batista foram conduzidos aos departamentos de Letras, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Agronomia e Biologia.

PARABÉNS A UNEMAT PELA RECEPTIVIDADE A NOSSA EQUIPE.

“ ...é importante que alunos e professores conheçam mundos de pesquisas diferenciadas com atividades extra-classe para o enriquecimento da aprendizagem.”
Rejane Tach

2 comentários:

Pati disse...

No fundo vc sabe como ninguém a importância de cada atividade no aprendizado. Parabéns pela iniciativa! Vc é MAIS Q DEMAIS!

Carlos Alberto disse...

É importante mostrar aos alunos do ensino médio e fundamental a grandeza de uma instituição de ensino superior, como é a UNEMAT, para que possam adquirir conhecimento e entusiasmo pelo ensino superior.
Parabéns pela iniciativa.