domingo, 17 de abril de 2011

Hoje e

...sempre que meu coração chorar
quero lembrar tuas palavras amargas
e meu corpo dolorido tanto quanto a minha alma...

Devaneios imbecis
talhos no peito com feridas
bem abertas pra sempre!

Vozes tristes na noite e meu choro surdo
aos teus ouvidos
porque não era amor...
eu sabia.

Grito no escuro e minha alma padece
porque meu coração amou sim...

Nas sombras que estão por aqui
minha vida sozinha se apaga
nos lamentos de todos dias que vêm...

Não há razão pra chorar
são iras contidas pela vida
o que vou levar...

O resto,
não mais importa!


rejane tach

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DEITO






...contigo no chão do mundo

Aqueço-te aos poucos...

Dou-te o meu sorriso

Meus olhos já te pertencem...

Abraço-te no frio lunar

E bebo em tua boca minha vida!

Mato-te a sede na secura dos desertos

E transfiguro-me criança

Para chorar contigo se precisar...

Aprendo a viver devorando o pecado

E te aceito, meu deus!

Transbordo teu cálice

E acordo-me todos os dias tua

Sem medo!

Amo-te hoje...

Não sei amanhã...



REJANE TACH

sábado, 2 de abril de 2011

AMOR...









sempre acreditei que ele pudesse existir...
sobre a terra...
pelas estradas de cada um
nos rumos incertos
nas vozes
Dentro de mim...

rejane tach






Pra Você


Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A lua iluminando o sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você



Paula Fernandes

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DISCURSO

... de formatura proferido pelo licenciado Clairton José Weber em nome das turmas de Letras e Ciências Biológicas da Unemat, no dia 14/02/2011.





Professor Andriano Silva, Magnífico Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso;

Professor Sérgio Baldinotti, Coordenador do Campus da UNEMAT em Tangará da Serra

Professora Elizete Dall’Comune Hunhoff, Chefe do Departamento de Letras;

Professor Josué Ribeiro da Silva Nunes Chefe do Departamento de Biologia;

Senhores da mesa,

Colegas,

Senhoras, senhores...

Dos 40 acadêmicos selecionados no vestibular 2007/01 do curso de Letras apenas 25% está concluindo o curso hoje. Alguns dos que ficaram pelo caminho ainda vão concluir seus estudos é bem verdade. Mas, o que queremos dizer é que esse percentual está intrinsecamente ligado ao ensino rigoroso, aos professores exigentes e a uma universidade realmente comprometida com a formação dos profissionais. Enfim, são muitas as questões envolvidas no processo de construção de um educador. Mencionamos, inclusive, a grande quantidade de recursos empregados pela sociedade ao longo desses quatro anos... Percebemos que ainda há muito que fazer... Quantos pais passam noites inteiras numa fila para garantir a matrícula dos seus filhos em boas escolas (porque são poucas as boas escolas neste país). Hoje os pais vivem a vida dos filhos... E o sucesso destes, está diretamente ligado ao trabalho dos profissionais que hoje estão concluindo seus estudos... O fato é que a responsabilidade está nos ombros dos educadores e... os louros não lhes são oferecidos. Não é mesmo professor???... Mas não importa, quando o trabalho é bem feito, o resultado aparece, ainda que tardio. O que pretendemos destacar aqui é que a sociedade reluta em valorizar o profissional que é indiscutivelmente a base da formação intelectual e moral do ser humano...

A vida é um círculo. Este é um momento de transição, da vida acadêmica para a vida profissional. Para que saibam, estamos cientes do nosso papel, da nossa função na sociedade, pois tivemos uma boa formação. Nós acreditamos na educação. Sabemos que sala de aula é coisa séria: um professor deve ter conhecimento, saber inclusive como apagar um quadro (que não é de qualquer jeito, é com movimentos leves de cima para baixo. Quem disse que isso não é importante?, E sabemos principalmente que, por mais que a conversa com a turma da sala esteja boa, sabe aquela fofoca entre professor e aluno? devemos voltar ao texto. Vejam bem, vejam bem, o que eu quero dizer é que não podemos nos dispersar; mas se o assunto for muito importante, vale a lei do coxicho, mesmo porque, se nós não fizermos um acordo com a turma, é bem provável que vivamos um inferno de Dante...

Chegou a hora dos agradecimentos: lembremos primeiramente de Deus, dos nossos pais e familiares, dos professores, dos colegas e de todos aqueles que, de alguma forma, cruzaram nosso caminho ao longo desses quatro anos. Muito obrigado.